Conheça a Rua do Porto

A tradicional Rua do Porto é o retrato da memória de Piracicaba que conserva a tradição ribeirinha e a história da fundação e do desenvolvimento da cidade.

Faça o download deste Roteiro no formato PDF, clicando aqui

Na Rua do Porto você pode conhecer:

O Salto do Rio Piracicaba

Dando origem ao nome da cidade, o rio Piracicaba é um atrativo com características naturais que corta o município. Na época das chuvas, oferece uma condição favorável para a reprodução dos peixes promovendo a “Piracema” - período de desova dos peixes - que ocorre anualmente entre os meses de outubro e fevereiro. O Salto do rio Piracicaba, caracterizado aos olhos do observador como um ‘Véu da Noiva’, está envolvido com a própria história da fundação da cidade. Ele fomenta o imaginário de cada um, com seus contos, lendas e histórias.

Endereço: Av. Beira Rio, s/n.

Informações: +55 (19) 3403-1270/ Setur.

Horário de funcionamento: aberto constantemente

O Parque do MIrante

Local privilegiado para observar o rio, o Salto, a Rua do Porto e o centro da cidade. Suas alamedas permitem passeios, dando oportunidade de entrar em contato com suas árvores nativas e vegetação típica. No percurso, há um painel confeccionado em mosaico pela artista plástica Clemência Pizzigatti e seus alunos, que retrata a fundação da cidade e seu desenvolvimento agroindustrial, tendo ao centro a Noiva da Colina. (Fonte: DPH)

Endereço: Av. Maurice Allain, s/n.

Informações: +55 (19) 3417-9494

Horário de funcionamento: aberto diariamente.

Imagem: Marília Vasconcelos

O Parque do Engenho Central “Barão de Rezende”:

Construído a partir de 1881, pelo Barão Estevão Ribeiro de Rezende e posteriormente vendido para a companhia francesa Societé des Sucrérie Brésilienne, o Engenho Central deu início à mecanização na produção do açúcar e à substituição do trabalho escravo pelo assalariado. Foi um dos mais importantes engenhos do País produtores de açúcar e álcool. Desativado em 1974, é reconhecido como patrimônio histórico da cidade, tendo sido tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Piracicaba (Codepac), passando a atuar como importante espaço cultural, artístico e recreativo a partir de 1990. Atualmente sedia a Secretaria Municipal da Ação Cultural, o Salão Internacional de Humor, o espetáculo da ‘Paixão de Cristo’ e a Festa das Nações. Sua área verde é de 80 mil m² e sua área construída é de 12 mil metros. (Fonte: DPH)

Endereço: Av. Maurice Allain, 454

Informações: +55 (19) 3403-2600

Horário de funcionamento: Diariamente das 8h às 18h.

Imagem: Marcelo Cachioni

O Museu da Água “Francisco Salgot Castillon”

Instalado em 1887, no local que abrigou a primeira Estação de Captação e Bombeamento de água da cidade. Inaugurado em dezembro de 2000, o museu ocupa uma área de 12 mil m² às margens do Rio Piracicaba, ao lado do Salto. Preserva ainda, detalhes arquitetônicos, estrutura para visitação com foco na educação ambiental. As visitas podem ser desenvolvidas em grupo com guia local por meio de agendamento antecipado ou mesmo auto-guiada.

Endereço: Av. Beira Rio, 448

Informações: +55 (19) 3432-8063

Horário de funcionamento: Quarta-feira  à  Sexta-feira: das 9h00 às 17h00.

Sábado: 9h00 às 17h45 – Domingo: 9h00 às 17h45.

A Casa do Povoador

Uma das edificações mais antigas da cidade, esta foi construída seguindo a tradição paulista, entre o final do século XVIII e início do século XIX. Apesar de não ter sido moradia do capitão Antônio Corrêa Barbosa, o Povoador - ganhou a tradição do nome pela sua antiguidade. Tombada como Patrimônio Histórico do Estado e do município, abriga um centro cultural da SEMAC onde são realizadas exposições, mostras e oficinas de arte. (Fonte: DPH)

Endereço: Av. Beira Rio, 800.

Informações: +55 (19) 3434-8605.

Horário de funcionamento: Diariamente das 8h à 12h e das 13h às 17h.

Imagem: Marília Vasconcelos

O Casarão do Turismo  “Paulo Fioravante Sampaio”

Construção do século XIX, remanescente de uma antiga olaria e que está situado no Calçadão da Rua do Porto, num espaço à margem esquerda do rio. O casarão é um ponto de receptivo da cidade de Piracicaba, com o objetivo de atender o visitante e o frequentador da Rua do Porto com informações turísticas.

Endereço: Rua do Porto, 1433
Informações: +55 (19) 3403-1270/ (19) 3422-5115
Horário de funcionamento: terça a sexta das 9h às 16h - sábado das 13h às 17h e domingo das 11h às 17h.

Imagem: Marcelo Cachioni

Parque da Rua do Porto “João Herrmann Neto”

Parque urbano que ocupa uma área verde dentro da cidade compreendendo duzentos mil metros quadrados, contém lago para atividade de canoagem e lazer com pedalinho, arvorismo e tirolesa, pista para exercício físico, parque infantil, e um teatro de arena. É um ponto de encontro da população, visitantes e turistas principalmente pela proximidade com os bares e restaurantes da Rua do Porto.

Endereço: Av. Alidor Pecorari , s/n

Informações: +55 (19) 3403-1270/ +55 (19) 3432-2822

Horário de funcionamento: sábado, domingo e feriado das 10h às 17h.

Mapas & Endereços