Foto: Antonio Trivelin
Menu
Guias
Roteiro dos Parques

O Roteiro Turístico apresentado a seguir foi elaborado pela Secretaria de Turismo de Piracicaba. O turista pode percorrer o roteiro de forma independente ou pode contratar uma agência de turismo receptivo.

Leia abaixo ou faça o download deste Roteiro no formato PDF, clicando aqui

Dica: você pode visitar os atrativos independentemente ou fazer o roteiro todo. Para o roteiro completo são necessários dois dias. Em um mesmo dia é possível conhecer o Horto Florestal, o Parque do Zoológico, o Parque do Mirante, o Parque da Rua do Porto e o Parque do Trabalhador. No segundo dia, para completar o roteiro, a opção é visitar o Bairro do Tanquã, com direito a almoço, pesca e passeio de barco previamente agendado.

Zoológico Municipal e Paraíso da Criança
Endereço: Av. Marechal Castelo Branco, 426
Informações: (19) 3421-3425
Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 9h às 16h
O que o visitante pode conhecer? O Zoológico Municipal de Piracicaba abriga aproximadamente 422 animais, sendo 283 aves divididas em 70 espécies; 86 exemplares de mamíferos divididos em 30 espécies; e 53 répteis, divididos em 10 espécies; além de animais exóticos. Para abrigá-los foram construídos recintos que reproduzissem seus habitats de origem, garantindo o bem-estar dos animais.

O Paraíso da Criança funciona numa área de 23 mil m², anexa à área do Zoo, toda arborizada onde as crianças encontram mais de 30 brinquedos, como, gira-gira, escorregador, cavalinhos, escada horizontal, gangorra, balanço, casa de Tarzan, cabana, escalada, casa de boneca, muro-escalada, casa do espelho, labirinto, castelo, casa da árvore, carro dos Flintstones, moto de madeira e túneis coloridos além da oportunidade de resgatar e aprender a brincar de amarelinha, bola de gude, campo de peão, campo de pular corda e quadra de peteca.

A área ocupada pelos recintos onde vivem os animais, e a área do Paraíso das Crianças, é de 47 mil m².

zoo
Imagem: Acervo Zoológico Piracicaba

Parque da Rua do Porto “João Herrmann Neto”
Endereço: Av. Alidor Pecorari, s/n°
Informações: (19) 3432-2822
Horário de funcionamento: diariamente das 6h às 22h
O que o visitante pode conhecer? Parque urbano que ocupa uma área verde dentro da cidade compreendendo 200 mil m², contém lago para atividade de canoagem e lazer com pedalinho, pista para exercício físico, parque infantil, e um teatro de arena. É um ponto de encontro da população, visitantes e turistas principalmente pela proximidade com os bares e restaurantes da Rua do Porto.

Área de Lazer do Trabalhador
Endereço: Estrada do Bongue, s/nº
Informações:  (19) 3403-1250
Horário de funcionamento: aberto diariamente ao público
O que o visitante pode conhecer? Espaço poliesportivo com alternativas de entretenimento e lazer, localizado ao lado do Parque da Rua do Porto. São quadras poliesportivas, pista de skate e de ciclismo. Local muito utilizado por amante de esportes radicais e também por praticantes do Gateball, que normalmente são descendentes de japoneses.

Parque do Mirante
Endereço: Av. Maurice Allain, s/nº
Informações: (19) 3417-9494
Horário de funcionamento: aberto diariamente ao público
O que o visitante pode conhecer? Local privilegiado para observar o rio, o Salto, a Rua do Porto e o centro da cidade. Suas alamedas permitem passeios, dando oportunidade de entrar em contato com suas árvores nativas e vegetação típica. No percurso, há um painel confeccionado em mosaico pela artista plástica, Clemência Pizzigatti e seus alunos, que retrata a fundação da cidade e seu desenvolvimento agroindustrial, tendo ao centro a Noiva da Colina. (Fonte: DPH)

Bairro Tanquã
Endereço: Acesso SP 304 – Piracicaba/ São Pedro
Ponto de receptivo e informações: (19) 99747-4545
O que o visitante pode conhecer? O bairro do Tanquã possui acesso através da estrada que liga o município de Piracicaba a Anhembi (SP – 147). Típica zona rural de Piracicaba, com uma paisagem natural singular e denominada como “Pantanal Piracicabano”, com espécies de flora e fauna distintas, que incluem várias espécies características do Pantanal, como o tuiuiú, ariranha, andorinha, garça, jaburu, tucano, papagaio, arara, paturi, marreco, ferrão, além de jacaré e capivara. O passeio pelo Tanquã e imediações só é feito mediante agendamento.

tanqua
Imagem: Marília Vasconcelos

guia-tanqua_capa

 

guia-tanqua_interno