Foto: Antonio Trivelin
Guias
I Encontro de Observação de Aves será realizado em Piracicaba

Sinópse:

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal da Ação Cultural e Turismo (SemacTur), abriu inscrições para o I Encontro de Cultura, Pesquisa e Turismo de Observação de Aves de Piracicaba, que acontecerá nos dias 21 e 22/10, no Engenho Central. O evento contará ainda com palestras, oficinas, trilhas de avistagem e atividades paralelas durante o mês de outubro.

O objetivo da programação é difundir a cultura de observação de aves para conscientizar sobre a preservação das espécies, a conservação do meio ambiente e o incremento do ecoturismo local.

Durante o evento, duas temáticas permearão as atividades: a percepção da avifauna e conservação do meio ambiente; e os roteiros de observação de aves. De acordo com a doutora em Educação, Maria Cristina Arzolla, coordenadora do evento, as temáticas possibilitarão a participação de curiosos no assunto e pesquisadores.

“A observação de aves é uma atividade que existe há muitos anos, mas somente agora está ganhando força no Brasil. Além da observação, as pessoas que se dedicam a essa prática contribuem muito com a preservação ambiental e o registro de espécies ameaçadas”, explica a secretária da Ação Cultural e Turismo, Rosangela Camolese.

Nos dias 21 e 22 de outubro serão realizadas palestras com profissionais da Esalq/USP (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz/Universidade de São Paulo), da Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba), da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema) e do Laboratório de Ecologia, Manejo e Conservação de Fauna Silvestre da USP. As palestras abordarão a avifauna do Tanquã, da Esalq, do Horto de Tupi, do Engenho Central, da Rua do Porto, de Santa Olímpia e da Unimep, além de temas ligados aos mitos e verdades das espécies, ao resgate e reintrodução na fauna, à educação ambiental, ao projeto Ciência Cidadã, e às aves que usam pulseiras. No dia 21, em especial, às 9h30, será lançado o projeto de promoção da cultura, ecoturismo e observação de aves, Bem-te-vi, da SemacTur.

O I Encontro de Cultura, Pesquisa e Turismo de Observação de Aves de Piracicaba contará ainda, entre os dias 07 e 22/10, com oficinas de desenho que incluem aulas teóricas e trilhas, para a observação de aves, desenho de humor pela conservação, ilustração de aves para a família e oficina de ilustração naturalista de aves.

A programação inclui exposições fofográficas e de artistas plásticos, venda de gravuras, quadros e livros; e trilhas de avistagem voltadas ao público infanto-juvenil.

SERVIÇO: As inscrições para as oficinas e palestras gratuitas podem ser feitas através do www.piracicaba.sp.gov.br ou 3403-2634. As oficinas são abertas à pessoas a partir dos sete anos de idade.
Programação:
Dia 21/10
9h – Abertura oficial com a secretária da Ação Cultura e Turismo, Rosângela Camolese
9h30 – Palestras:
“Projeto BEM-TE-VI”, com a Dra. Maria Cristina D. P . Arzolla
“Observação de aves como ferramenta para Educação Ambiental”, com Elizabeth Salles
“Aves do Tanquã”, com Luciano Monferrari

“Tanquã: meio ambiente e conservação “, com a Dra. Sílvia Regina Gobbo

14h30 – Mesa redonda com o tema “Roteiros de Turismo”

Dia 22/10

9h30 – Palestras:
“Conhecendo as aves do Parque da Rua do Porto”, com Liliane Trevisan