Foto: Antonio Trivelin
Menu
Guias
Peças de cerâmica no Engenho Central, a partir de 24/5
invento-aldemir-martins-por-helena-esteves-perche-ceramica-450

invento-portinari-por-josiane-lazarini-ceramica

Trazer para o barro a poesia escrita, desenhada, musicada ou pintada por um grande artista, uma referência; fazendo uma releitura não como quem busca uma tradução literal, mas sim uma transcriação. Essa é a proposta da exposição Releituras, sétima mostra anual consecutiva do grupo de ceramistas InVento. A abertura ocorre nesta sexta-feira, dia 24 de maio, às 20h, no Engenho Central, Museu do Açúcar. A mostra, com entrada gratuita, segue até o dia 23 de junho, com visitação de sexta a domingo, das 10h às 17h.

A exposição reúne trabalhos de ceramistas do grupo. Cada um escolheu um artista, das mais diversas linguagens, nacionalidades e épocas (do século 19 à contemporaneidade), para fazer sua releitura, num diálogo afetivo e criativo. Nesta exposição é possível ver grandes nomes da arte, através do olhar dos ceramistas do InVento: Aldemir Martins (Helena Esteves Perche), Carlos Drummond de Andrade (Mariângela Aragão), Lenine (Ana Paladino), Lewis Caroll (Magda Trevelin), Lygia Clark (Lúcia Portella), Marcel Caram (Tainã Gevartosky), Morandi (Leila Mirandola e Vera Simonetti), Portinari (Josiane Lazarini), Takaoka (Liginha Malavolta) e Volpi (Fernando Gevartosky).

Grupo InVento

O grupo surgiu em 2013 após um workshop de cerâmica realizado no bairro Monte Alegre, em Piracicaba. A sintonia no encontro fez nascer o desejo de prosseguir com as pesquisas em grupo. Fortalecer coletivamente a cena da cerâmica brasileira (o grupo reúne artistas de Piracicaba e de outras cidades do Estado) e, por consequência, fortalecer individualmente o processo artístico de cada um. São 11 artistas de repertórios e idades distintas e um ponto em comum: a cerâmica.

A exposição é a celebração desse encontro e do dia do ceramista, comemorado em 28 de maio.

Serviço – Exposição Releituras – peças em cerâmica. No Engenho Central, armazém 05 – Museu do Açúcar. Abertura: 24/5, às 20h. Visitação de sexta a domingo, das 10h às 17h. Informações: (19) 3433-0569.

Data de Publicação: 23 de maio de 2019