Foto: Antonio Trivelin
Menu
Guias
Atrativos Turísticos
* Nos feriados, consulte o funcionamento pelos telefones de contato dos locais

“Alto do Mirante” - Elevador Turístico “José Antônio Longo”

Sobre a Ponte Caio Tabajara Esteves de Lima, entre as ruas Renato Wagner e Juscelino Kubistchek de Oliveira, o Elevador Turístico “Alto do Mirante” oferece excelente e privilegiada vista do Rio Piracicaba e da cidade, localizado no topo do elevador, a 24 metros de altura.
Horário de Funcionamento: aos sábados, domingos e feriados*, das 9h30 às 17h30. Telefone: (19) 3403-2635
Ingressos: Entrada Gratuita.

Aquário Municipal “Ilda Borges Gonçalves”

O espaço conta com três aquários, que medem 3 metros de comprimento por 1 metro e 80 centímetros de altura, com capacidade de 2.400 litros. Neles estão cerca de 3.000 peixes, de aproximadamente 80 espécies. (Fonte: Semae)
Endereço: Av. Maurice Allain, s/n – anexo ao Parque do Mirante.
Telefone: (19) 3421-1566
Horário de Funcionamento: de terça a domingo e feriados*, das 9h às 17h.

Bairros Rurais: Santana e Santa Olímpia

O bairro de Santa Olímpia e o bairro vizinho Santana, formam a última colônia de origem tirolesa do sudeste brasileiro, originada por imigrantes trentinos. A comunidade tem forte apelo para a conservação das tradições e costumes dos imigrantes que ali se instalaram através da culinária, construções históricas e do próprio dialeto ítalo-tirolês ainda usado. Visite a Igreja Nossa Senhora da Imaculada, a Via Sacra e a Galeria da Cucagna, um conjunto de pequenas lojas e bistrô.
Endereço: Acesso pela Rodovia Hermínio Petrin (SP 308).

Casa do Povoador

Uma das edificações mais antigas da cidade, a Casa do Povoador foi construída no período entre o final do século XVIII e início do século XIX. Apesar de não ter sido moradia do capitão Antônio Corrêa Barbosa, o Povoador – ganhou a tradição do nome pela sua antiguidade. Tombada como Patrimônio Histórico do Estado e do município, abriga um centro cultural da Secretaria da Ação Cultural que realiza exposições, mostras e oficinas de arte. (Fonte: DPH)
Endereço: Av. Beira Rio, 800.
Telefone: (19) 3434-8605
Horário de Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h à 17h, e aos sábados, das 13h às 17h. Permanece fechada aos domingos e feriados. *Entrada franca

Casarão do Turismo “Paulo Fioravante Sampaio”

Construção do século XIX, remanescente de uma antiga olaria e que está situado no Calçadão da Rua do Porto, num espaço à margem esquerda do rio. No final do século XIX e início século XX, florescia a indústria da Cerâmica, e o Casarão é uma das reminiscências em estilo neo-colonial da economia desta época.
Em 25 de maio de 1973 foi assinado o decreto nº 1.552, pelo então prefeito Adilson Maluf, que desapropriou esta área para urbanização e instalação de serviços públicos. Após ser restaurado na década de 80, o Casarão passou a funcionar como Posto de Informação Turística, e em 2015, após uma grande reestruturação interna, reabriu com o objetivo de atender o visitante e o frequentador da Rua do Porto com informações turísticas, exposições diversas, cursos, reuniões, palestras e visitação pública.
Endereço: Rua do Porto, 1433
Telefone: (19) 3403-2635
Horário de Funcionamento: aos sábados, domingos e feriados*, das 9h30 às 17h30.

Catedral de Santo Antônio

Construção em estilo românico, com capacidade para 1.000 pessoas. Foi inaugurada em 1959, sendo a quarta versão da Igreja Matriz de Piracicaba.
Endereço: Praça da Catedral, s/n – Centro
Horário de Funcionamento: sob consulta

Centro Cultural “Martha Watts”

O Centro Cultural Martha Watts é um espaço de múltiplas atividades culturais e de pesquisa, monitorias e preservação de acervos históricos significativos de Piracicaba. Localiza-se em um edifício tombado pelo patrimônio histórico, construído e inaugurado em 1884, que se tornou o segundo local de funcionamento do Colégio Piracicabano, fundado em 1881, pela missionária americana Martha Hite Watts. Reinaugurado como Centro Cultural Martha Watts, em 27 de junho de 2003. (Fonte: Unimep)
Endereço: Rua Boa Morte, 1257 – Centro
Telefone: (19) 3124-1889 | www.unimep.br/ccmw
Horário de Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Visita monitorada em grupo somente com agendamento antecipado.

Engenho Central “Barão de Rezende”

Localizado na margem direita do Rio Piracicaba, foi um dos mais importantes engenhos do país produtores de açúcar e álcool. Desativado em 1974, é reconhecido como patrimônio histórico da cidade e tombado pelo CODEPAC. Atualmente funciona como importante espaço cultural, artístico e recreativo da cidade, além de abrigar o moderno Teatro Municipal Erotídes de Campos e a mostra anual do Salão Internacional de Humor.
Endereço: Av. Maurice Allain, 454
Acesso também pela Passarela Pênsil (Av. Beira Rio), pela Passarela Estaiada (Av. Beira Rio) e pelo Bosque do Morato (Ponte do Morato).
Horário de funcionamento: diariamente, das 6h às 22h
Telefone: (19) 3403-2600 

Esalq - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz

Em um ambiente voltado para o ensino e a pesquisa de qualidade, professores, alunos e funcionários desempenham atividades em uma área de 3.825,4 hectares, denominada Campus “Luiz de Queiroz”, correspondente a 48,85% da área total da USP. Este campus da USP é muito agradável para passeios e caminhadas, além de muito bonito. Visite também o Museu “Luiz de Queiroz”. (Fonte: ESALQ/USP)
Endereço: Av. Pádua Dias, 11
Telefone: (19) 3429-4198
Horário de Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, domingos e feriados* somente o parque permanece aberto.

Estação da Paulista e Centro Cultural “Antônio Pacheco Ferraz”

A antiga estação da Companhia Paulista, fundada em 1922, foi desativada em 1970. Atualmente o espaço é sede do Centro Cultural “Antônio Pacheco Ferraz” e oferece atividades culturais.
Endereço: Av. Dr. Paulo de Moraes, 1540 – Paulista
Telefone: (19) 3402-7373
Horário de Funcionamento: diariamente, das 5h às 21h.

Memorial do Empreendedorismo

Localizado na sede da ACIPI (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba), o Memorial do Empreendedorismo começou a ser elaborado em 2010 e foi inaugurado no segundo semestre de 2012. A iniciativa, inédita no país, tem como objetivo resgatar a história do empreendedorismo de Piracicaba, desde sua fundação, em 1767, até os dias atuais. Interativo, o Memorial tem a maior parte do seu acervo digitalizado. Uma linha do tempo traz informações sobre os acontecimentos importantes, relacionados ao empreendedorismo e à história da cidade. Para o desenvolvimento do conteúdo do Memorial, a ACIPI contou com a coordenação técnica da historiadora Marly Therezinha Germano Perecin. (Fonte: ACIPI)
Endereço: Rua do Rosário, 700. 2º Andar. Centro – Piracicaba / SP
Telefone: (19) 3417-1766. | memorial@acipi.com.br
Blog: www.memorialacipi.wordpress.com.br
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. E às quartas-feiras também das 19h às 22h.

Monumento Marco da Paz

O Marco da Paz é um monumento idealizado pelo italiano Gaetano Brancati Luigi, com a intenção de promover a cultura da paz pelo mundo. Ele, ainda criança, presenciou e passou pelas dificuldades da II Guerra Mundial, quando aos 12 anos se mudou para a Argentina e, logo depois, para o Brasil. Com o apoio da ACSP/Facesp, em 1999, Luigi criou o primeiro monumento em São Paulo, no Páteo do Collegio. Atualmente, o Marco da Paz está presente em várias cidades brasileiras, como São Paulo, Aparecida e Bertioga, e em outros países, como México, Argentina, Bolívia, Portugal, China, Uruguai e Itália. Na cidade de Piracicaba foi construído dentro do Parque da Rua do Porto “João Herrmann Neto”, inaugurado no dia 26 de novembro de 2016, e desde então está aberto para visitação. Saiba mais sobre o histórico do Monumento Marco da Paz acessando o site: www.marcodapaz.org.br
Endereço: Av. Alidor Pecorari , s/nº – dentro do Parque da Rua do Porto “João Herrmann Neto”
Telefone: (19) 3403-1270
Horário de funcionamento: diariamente, das 6h às 22h (acompanha o horário de funcionamento do Parque).

Museu da Água “Francisco Salgot Castillon”

Instalado em 1887, no local que abrigou a primeira Estação de Captação e Bombeamento de água da cidade. O museu ocupa uma área de 12 mil m² às margens do Rio Piracicaba, ao lado do Salto. Preserva ainda, detalhes arquitetônicos, estrutura para visitação com foco na educação ambiental. As visitas podem ser desenvolvidas em grupo com guia local por meio de agendamento antecipado ou mesmo autoguiada.
Endereço: Av. Beira Rio, 448
Telefone: (19) 3432-8063
Horário de funcionamento: terça a domingo, das 9h às 17h* .

Museu Histórico e Pedagógico “Prudente de Moraes”

O museu está instalado na casa centenária onde viveu e morreu o primeiro Presidente Civil da República, Prudente de Moraes, no período entre 1870 e 1902. O prédio tem estilo imperial brasileiro, mas também apresenta características neogóticas. Conta com salas temáticas que ilustram a vida de personalidades famosas que viveram na cidade, além dos relatos do ex-presidente.
Endereço: Rua Santo Antônio, 641 – Centro
Telefone: (19) 3422-3069
Horário de funcionamento: de terça a sexta-feira, das 9h às 17h. Aos sábados, domingos e feriados, das 12h às 16h.

Mercado Municipal

Fundado em julho de 1888, conta com 68 (sessenta e oito) permissionários que dividem os 152 (cento e cinquenta e dois) boxes existentes, os quais se destinam a venda ao varejo de frutas, cereais, legumes, hortaliças e demais produtos alimentícios de primeira necessidade. Atende a pessoas de todas as camadas sociais é ponto de referência na cidade, pela qualidade dos produtos ali comercializados, por sua localização privilegiada e, também pela tradição de mais de um século de abastecimento alimentar. (Fonte: SEMA)
Endereço: Rua Dom Pedro I, 693
Telefone: (19) 3433-5215
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 6h às 17h30, sábados, das 06h às 13h e domingos e feriados das 6h às 12h. 

Observatório Astronômico Municipal

É aberto para visitação pública aos sábados (não chuvosos), das 19h às 22h. Não é necessário agendamento prévio. Visitas de escolas devem ser agendadas. (Fonte: Secretaria Municipal de Educação)
Endereço: Rodovia Fausto Santomauro, km 3
Telefone: (19) 3413-0990
Horário de funcionamento: sábado das 17h30 às 22h.

Parque da Rua do Porto “João Herrmann Neto”

Parque urbano com 200 mil metros quadrados, contém lago para atividade de canoagem e lazer com pedalinho, pista para caminhadas e corridas, playground e teatro de arena. É um ponto de encontro da população, visitantes e turistas principalmente pela proximidade com os bares e restaurantes da Rua do Porto.
Endereço: Av. Alidor Pecorari , s/nº
Telefone: (19) 3403-1270
Horário de funcionamento: diariamente, das 6h às 22h.

Parque do Mirante

Local privilegiado para observar o rio, o Salto, a Rua do Porto e o centro da cidade. Suas alamedas permitem passeios, dando oportunidade de entrar em contato com suas árvores nativas e vegetação típica. No percurso, há um painel confeccionado em mosaico pela artista plástica Clemência Pizzigatti e seus alunos, que retrata a fundação da cidade e seu desenvolvimento agroindustrial, tendo ao centro a Noiva da Colina.
Endereço: Av. Marice Allain, s/n – Villa Rezende
Horário de funcionamento: diariamente.

Pinacoteca Municipal “Miguel Arcanjo Benício A. Dutra”

Instituição pública do município de Piracicaba, a Pinacoteca Municipal Miguel Dutra foi construída em 1968 com a finalidade de desenvolver múltiplas atividades relacionadas às artes visuais, como exposições, workshops, oficinas e afins. Como uma de suas principais funções regimentais, a Pinacoteca abriga, mantém e conserva o Acervo Artístico Municipal, composto por mais de 500 obras de respeitável valor artístico. (Fonte: SEMAC)
Endereço: Rua Moraes Barros, 223
Telefone: (19) 3433-4930/3402-9601
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 14h às 18h. Permanece fechada aos domingos e feriados.

Rua do Porto

Considerado o cartão-postal da cidade, a Rua do Porto é o local mais tradicional de Piracicaba. É onde está a história da fundação da cidade, junto à população ribeirinha. Ela começa no Museu da Água, próximo ao salto do Rio Piracicaba, e vai até o final do calçadão, passando pela Casa do Povoador, Passarela Pênsil, Largo do Pescador, Passarela Estaiada, Casarão do Turismo, Centro Gastronômico, Parque da Rua do Porto, Casa do Artesão, entre outros pontos como Elevador Panorâmico, Engenho Central, Parque do Mirante, Aquário Municipal, etc. No calçadão da Rua do Porto se concentram os restaurantes que servem o prato típico da cidade, o peixe no tambor. Aos finais de semana acontece a Feira de Artesanato, e todos esses pontos registram grande fluxo de pessoas, pois recebem além da população local, turistas regionais, nacionais e internacionais.
Endereço: Percorra a Av. Beira Rio e Av. Alidor Pecorari.

Tanquã

Bairro rural e distante do centro de Piracicaba, conta com paisagem natural singular, conhecida como “Pantanal Piracicabano”, em função das espécies de flora e fauna distintas. A rodovia que liga o município de Piracicaba a Anhembi (SP -147) dá acesso ao bairro.
Endereço: Rodovia Dr. Samuel de Castro Neves (SP 147)

Zoológico Municipal e Paraíso da Criança

O Zoológico Municipal de Piracicaba abriga aproximadamente 422 animais, sendo 283 aves divididas em 70 espécies; 86 exemplares de mamíferos divididos em 30 espécies; e 53 répteis, divididos em 10 espécies; além de animais exóticos. Para abrigá-los foram construídos recintos que reproduzissem seus habitats de origem, garantindo o bem-estar dos animais.
O Paraíso da Criança funciona numa área de 23 mil m², anexa à área do Zoo, toda arborizada onde as crianças encontram mais de 30 brinquedos, como, gira-gira, escorregador, cavalinhos, escada horizontal, gangorra, balanço, casa de Tarzan, cabana, escalada, casa de boneca, muro-escalada, casa do espelho, labirinto, castelo, casa da árvore, carro dos Flintstones, moto de madeira e túneis coloridos além da oportunidade de resgatar e aprender a brincar de amarelinha, bola de gude, campo de peão, campo de pular corda e quadra de peteca.
Endereço: Av. Marechal Castelo Branco, 426 – Jardim Primavera
Informações: (19) 3421-3425
Horário de funcionamento do Zoológico Municipal: de terça a domingo, das 9h às 16h, com entrada franca
E-mail: zoopiracicaba@gmail.com

Os atrativos poderão sofrer alterações de horários. Consultar a página oficial do local para mais informações.